terça-feira, 9 de setembro de 2014

Fantástico denuncia saúde precária no brasil exibido em 25 05 2014




O Fantástico deste domingo dia 25/05/2014 mostrou o resultado de um estudo inédito para entender o que há de errado na saúde brasileira. Pela primeira vez, o Tribunal de Contas da União examinou a qualidade do atendimento em 116 hospitais públicos, os mais procurados pela população em todo o país. O resultado é assustador.
É assim que a saúde pública tem tratado seus pacientes.
Faltam enfermeiros e médicos.
"Não tem médico na UTI. São vários plantões em que não há medico na UTI".
Faltam equipamentos para exames. E faltam remédios.
Esta é uma situação comum em Cuiabá e em vários outros pontos do Brasil. Muitos pacientes só conseguem tratamentos por força de liminares, mas nem todos. Mesmo com uma decisão judicial na mão.

Uma médica, de folga, veio acompanhar um tio doente, quando viu a situação, decidiu trabalhar.
Há menos leitos do que seria necessário, diz TCU.


Também faltam remédios na rede pública brasileira. Em quase 80% dos hospitais, atendimentos já foram cancelados por falta de medicamentos ou materiais básicos como seringas e esparadrapo. E por que isso acontece? A maioria absoluta dos administradores aponta falhas no processo de compra como o motivo mais comum.

Paciente consegue liminar para ser atendida, mas hospital não faz cirurgia

O TCU enviou o relatório ao Ministério da Saúde e a vários outros órgãos públicos. A intenção é que esse seja um passo importante para resolver os problemas que o Fantástico mostrou nesta reportagem. 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS para cuidar da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário